Acompanhamento da terapia pressórica

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O que é?

É um serviço realizado por um fisioterapeuta especializado, o qual, tem por objetivo acompanhar durante 12 (doze) meses o paciente que faz uso de terapia pressórica (CPAP ou BIPAP), incentivar a adesão ao tratamento, tirar dúvidas do paciente e/ou familiares, estar em contato com equipe multidisciplinar e/ou médico assistente, oferecendo segurança e suporte a médio e longo prazo, intervindo nas dificuldades que podem surgir durante o período do tratamento. São realizados envios de relatórios trimestrais, contemplando 4 relatórios, e disponibilidade de contato direto com o profissional via WhatsApp para sanar dúvidas ou relatar dificuldades. O acompanhamento poderá ser realizado de forma remota ou presencial, conforme desejo do paciente e tecnologia do equipamento disponível.

Equipe




Quem deve fazer o uso de CPAP e BIPAP?

Pessoas com Apneia Obstrutiva do Sono (AOS)

A AOS é uma das principais indicações para o uso de CPAP ou BIPAP. Nestes casos, os dispositivos ajudam a manter as vias aéreas abertas durante o sono, reduzindo ou eliminando as pausas respiratórias que ocorrem durante a noite.

Pacientes com Síndrome da hipoventilação da obesidade (SHO)

Esta condição é caracterizada por episódios repetidos de redução da respiração durante o sono e mesmo em vigília, levando a uma diminuição na quantidade de oxigênio no sangue, em decorrência do aumento de peso.

Pacientes com Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC)

Em alguns casos de ICC, o uso de CPAP ou BIPAP pode ajudar a aliviar os sintomas associados à apneia do sono e melhorar a função cardíaca.

Indivíduos com Outras Condições Médicas Relacionadas ao Sono

A terapia pressórica também pode ser recomendada para pessoas com outras condições médicas que afetam a qualidade do sono e a ventilação pulmonar, como é o caso das doenças neuromusculares.





Sobre o acompanhamento

O acompanhamento oferece suporte completo para garantir a adesão e a eficácia do seu tratamento com CPAP ou BIPAP.

Relatórios Trimestrais

Receba relatórios detalhados sobre seu progresso, enviados a cada três meses para acompanhar sua evolução no tratamento.

Suporte Personalizado

Tenha contato direto com o profissional via WhatsApp para esclarecer dúvidas, ajustar o equipamento e relatar dificuldades.

Análise de Dados

Avaliação de dados do dispositivo, identificando padrões e propondo ajustes para otimizar seu tratamento, sempre que necessário.